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Perguntas Frequentes

Tire suas principais dúvidas sobre planos de saúde e contratação aqui no nosso FAQ da Vivre. Caso não tenha encontrado nenhuma resposta para sua dúvida, entre em contato!

Porque o plano de saúde vale a pena ?

Para nos proporcionar tranquilidade e um excelente atendimento quando mais precisarmos. Afinal saúde é o nosso maior bem!

O que é carência?

Período em que o beneficiário paga pelo plano porém não tem cobertura por determinados serviços, períodos determinados pelos planos e regulamentados pela ANS

O que é redução de carencia ?

Mudança de um plano para o outro, levando as carências já cumpridas para reduzir os prazos no plano que está sendo contratado, de acordo com as regras do próximo plano. A redução de carência não reduz as carências de PARTO A TERMO que são 300 dias e Doenças e Lesões pré-existentes que são de 24 meses(CPT).

O que é CPT?

Cobertura Parcial Temporária – aplicada quando o beneficiário tem uma doença pré existente, aplica-se uma carência de 24 meses para procedimentos de alta complexidade (exames complexos, cirurgias e internações) quando se trata da doença pré existente.

Quais as principais doenças que entram com CPT?

Todas as doenças ou lesões pré existentes que tenham indicação ou possibilidade de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, internações, exames de alto custo e terapais. A cobertura parcial temporaria pode ser aplicada por meio das respostas da declaração ou devido a pesquisa médica que o plano de destino fará.

O que é coparticipação?

Coparticipação é uma modalidade de plano em que a mensalidade é menor, porém o beneficiário paga uma parte de cada procedimento quando feito pelo plano.

Quanto tempo é preciso para fazer um plano de saúde pelo CNPJ ?

CNPJ’s tipo MEI, EI mínimo 6 meses. LTDA, EIRELI contratação disponviel assim que aberto (exceto CNU).

Qual são as maiores operadoras de saúde do mercado ?

Amil, NotreDame Intermedica e Central Nacional Unimed.

O que é Operadora ?

Empresa que oferece assistencia médica e hospitalar a seus contratantes.

Quais são as maiores seguradoras do mercado ?

Bradesco, SulAmérica e Seguros Unimed Saúde.

O que é Seguradora ?

Seguradoras são focadas em comercialização terceirizada, isto é, sem redes próprias e ainda que tenham redes pré estabelecidas, você pode optar pelo atendimento de sua preferência tendo o reembolso pelo valor pago a um especialista/hospital, laboratório que não estão sob a cobertura do plano. Reembolso esse que não é 100%.

Como Funciona o Reajuste?

Planos por CNPJ:Indice VCMH + Inflação diluido por toda carteira de benefciarios do plano empresa.

Planos coletivos por Adesão: Indice VCMH + Inflação diluido por toda carteira de benefciarios do plano por adesão.

Planos Individuais direto pelo CPF: Indice VCMH + Inflação, controlado pela ANS.

Índice de Reajuste dos planos de Saúde qual é?

VCMH (Variação Custo-Médico Hospitalar) é variação dos preços de serviços como consultas, exames, cirurgias, tratamentos e internações somado a frequência de uso do beneficiário.

O que é ANS?

Agencia nacional de saúde – orgão que regulamenta a saúde no Brasil, inclusive os planos de saúde em relação direitos e deveres do plano.

O que é NIP?

Notificação de Intermediação Preliminar, é uma “reclamação” no site da ANS que visa resolver conflitos entre clientes e planos de saúde com maior rapidez, utilizada quando o plano deixa de cumprir ou cumpra fora do prazo um serviço determinado pela ANS. Quando não respeitado o prazo de resolução da NIP o plano deve arcar com multas, e além de ser ruim para a reputação da operadora, correm o risco de ter o bloqueio do plano ofertado até a sua regularização, ou cancelamento do mesmo.

O que é aviso prévio?

Período em que o cliente deve avisar com antecedência sobre a saída do plano.

O que é portabilidade?

Mudança de um plano para o outro com carência zero, inclusive para doenças pré existentes.

Qual os requisitos técnicos para um cliente fazer uma portabilidade?

Estar há mais de 24 meses no plano atual sem ter cumprido carência de CPT ou 36 meses caso tenha cumprido CPT. Ser plano compatível pelo site da ANS *estar com plano ativo e pagar valor superior ao plano que deseja migrar.

Taxa de Adesão/Angariação o que é? Quando é cobrado?

É a taxa que os planos por adesão cobram pela administração do seu contrato frente a operadora e a entidade de classe que você está elegível. Ela está prevista em contrato e seria o passaporte que te garante o acesso a essa oportunidade. Essa taxa é o mesmo valor da mensalidade do plano pretendido, paga 15 ou 30 dias antes do plano escolhido vigência.

Taxa de Cadastro o que é? Quando é cobrado?

É a taxa que os planos cobram para cadastro da empresa. Cada plano tem sua regra. Alguns cobram essa taxa e outros não. Consulte seu consultor Vivre para analisar se existe essa taxa cobrada no primeiro boleto ou não. Normalmente cobrada na modalidade Individual e Por CNPJ (empresarial)

Taxa Sindical o que é?

É a taxa que o sindicato cobra para filiar você a entidade de classe. Alguns entidades não cobram a taxa, outras sim. Consulte seu consultor vivre para saber se existe essa taxa.

A Vivre envia boletos?

Não enviamos boletos cobrando mensalidade de planos. Isso é de responsabilidade da operadora/seguradora contratada ou administradora no caso de planos por adesão.
Desconfie sempre se receber boletos por whatsapp ou email em nome da Vivre. Em momento algum enviamos boletos com mensalidades.
Apenas enviamos o boleto da taxa cadastral no produto por adesão, que vem com dados oficiais da empresa (banco oficial da empresa + CNPJ oficial da empresa) e você pode verificar a confiabilidade deste boleto em nossos canais para não cair em nenhum golpe.
Não nos responsabilizamos por qualquer boleto pago a terceiros sem a confirmação expressa da empresa para pagamento.

Planos enviam carteirinhas físicas?

A resposta é depende. Algumas operadoras ainda enviam as vias físicas automaticamente para seu endereço, outras não. Essas que não enviam solicitam que ligue na central e peçam o envio para seu endereço. (Somente titular do plano pode solicitar esse envio direto com a operadora/seguradora contratada)

O que é GNDI?

Nome da operadora Grupo NotreDame Intermédica

O que é CNU?

Nome da operadora Central Nacional Unimed

O que é Retaguarda Hospitalar?

É a cobertura de uma equipe médica prestadora de serviços multidisciplinar que não faz parte do hospital. Planos com retaguarda médica, cobrirão o uso eventual desses profissionais. Planos sem retaguarda não.

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