No post de hoje iremos falar sobre Redução de Carência, outro assunto de extrema importância no momento da contratação do plano de saúde.
Antes de mais nada, você sabe o que é carência?
Carência é um período onde o beneficiário não poderá usar o plano para determinado procedimento.
Ciente então que estando sob carência não haverá acesso ao plano para certos procedimentos por um certo período, vamos apontar as Carências determinadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que todos os planos têm que cumprir não ultrapassando o período máximo determinado:
Carência Contratual ANS:
24 horas para:
Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis).
300 dias (10 meses) para:
Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional.
180 dias (6 meses) para:
Demais situações.
24 Meses para doenças ou lesões pré-existentes.
Repare que são períodos um tanto quanto altos demais para quem contrata um plano e deseja ter atendimento mais imediato.
É então que entram as reduções de carência oferecidas pelas operadoras por liberalidade, como um benefício ao cliente.
Redução de carência nada mais é que aplicação de um período menor da espera por atendimento de determinados procedimentos.
E praticamente em todos os planos de saúde hoje comercializados você consegue esta redução, porém necessita estar enquadrados em algumas regras específicas.
Veja abaixo como reduzir suas carências:
Carência Promocional
Obviamente que as Carências padrão da ANS não são muito interessantes, e imagine você contratar um plano de saúde, pagar todo mês e não poder usar por até 6 meses praticamente para todos os procedimentos, comercialmente para os planos de saúde isso não é interessante, por isso a grande maioria deles aplicam as Carências Promocionais.
Nesse tipo de redução, os períodos a cumprir de carência são bem menores que a carência padrão da ANS, tornando a decisão de contratação muito mais atrativa.
Ter um plano a mais de 6 meses
Aqui as reduções não são isentadas ou expressivamente reduzidas como para quem tem plano anterior a mais de 1 ano. mas tem um período de redução muito mais interessante que a Carência da ANS.
Ter um plano anterior a mais de 1 ano
Quando você contrata um novo plano mas está vindo de um plano anterior com pelo menos 1 ano de apólice vigente, você pode aproveitar as carências já cumpridas nesse plano para reduzir no novo.
A grande maioria dos planos de saúde hoje praticamente isentam quase todas as carências para quem contratar o plano advindo de um plano anterior.
Essas são algumas formas de reduzir as carências do plano de saúde.
Temos um vídeo em nosso canal no Youtube ao qual abordamos esse tema, dá uma conferida lá.
Por Mateus Alberto
Diretor Comercial
Atuo na área de corretagem de planos de saúde desde 2014. Fui consultor de alta performance durante 4 anos, em 2018 recebi a missão de supervisionar uma equipe de vendas. Durante esse período me especializei em processos organizacionais das implantações das propostas de planos de saúde e hoje uso toda essa experiência para administrar os fluxos de atendimento de sucesso do cliente da Startup Vivre.