Como declarar o plano de saúde no Imposto de Renda? (Individual, Empresarial ou por Adesão)
Todo ano precisamos declarar à receita federal o imposto de renda e uma dúvida frequente entre os beneficiários de planos de saúde é como declarar seu convênio médico.
No post de hoje vamos responder às principais dúvidas de forma pontual e objetiva para que possa fazer da forma correta.
1- Qual tipo de plano de saúde eu posso declarar no meu imposto de renda pessoa física?
Você poderá deduzir todos os gastos com planos de saúde (mensalidade e/ou coparticipação por uso) que sejam pagos por você de forma comprovada.
Você poderá deduzir os seus gastos e de seus dependentes diretos na declaração
2 – Plano de Saúde Pessoa Individual/Familiar direto pelo CPF como é declarado no imposto de renda pessoa física?
Deverá solicitar ao seu convênio médico o informe de gastos com seu plano. Com este documento em mãos, você poderá abrir o programa de declaração do imposto de renda e deduzir todos os gastos que foram pagos por você no ano vigente da declaração que está fazendo.
Mesma coisa para seu dependente na declaração que tenha um plano de saúde no CPF. Deverá pegar o informe de gastos dele e lançar no seu imposto de renda como dependente.
3 – Plano de Saúde por Coletivo por Adesão (via entidades de classe) como é declaro no imposto de renda pessoa física?
Da mesma forma do plano de saúde pessoa fisica, você deverá ligar neste caso à administradora do seu convênio médico (Qualicorp, AllCare, Corpore, Você Clube entre outras) e solicitar o informe de gastos com seu plano de saúde.
Com ele em mãos deverá abrir o programa da declaração do ano vigente e lançar os gastos que teve com convênio médico. Tanto seu quanto de seus dependentes se assim houver.
4- Plano de Saúde via CNPJ (Empresarial) como é declarado no imposto de renda pessoa física?
Esta modalidade é a que mais apresenta dúvidas na hora da declaração do imposto de renda pessoa física.
Como é um plano feito pelo seu CNPJ ou de terceiros, você só poderá declarar o mesmo com a comprovação que este é pago por você. Neste caso, a declaração dos valores que você paga poderá ser feita no seu imposto de renda pessoa física.
O boleto do seu plano de saúde empresarial vem em nome da empresa, para que possa declarar ele como pago por você , ele precisará ser descontado na folha dos seus recebimentos da empresa.
Exemplos:
Em caso de Donos/Sócios da empresa = Descontado no Prolabore
Em caso de Funcionários da empresa = Descontado na folha de pagamento
Desta forma fica confirmado que o benefício do plano de saúde que a sua empresa oferece, é pago por você sendo descontado dos seus ganhos.
Caso contrario não poderá ser declarado. Pois não existe a comprovação que você pagou por ele e por isso não poderá ser deduzido no seu plano de saúde pessoa física.
5. E qual documento eu preciso para declarar o plano de saúde via CNPJ (empresarial) no imposto de renda pessoa física?
O informe de rendimentos da sua empresa (que é fornecido pela sua contabilidade) vai constar o valor que foi descontado seu em folha. Esse valor você deverá lançar na dedução de gastos do seu imposto de renda pessoa física.
Ou seja, neste caso você não precisará pedir nenhum tipo de informe de pagamentos para plano de saúde, pois a Contabilidade registra todos descontos na sua folha mes a mes e depois te informará no informe de rendimentos anual , quanto foi descontado de você;
Então avise sua contabilidade que deseja que o plano de saúde seja descontado de seus ganhos, para que possa deduzir ele no imposto de renda pessoa física.
Caso contrário o plano de saúde empresarial não poderá ser deduzido em seu imposto de renda pessoa física.
6. Queria saber quanto paguei de plano de saúde via CNPJ (empresarial) , qual documento devo pedir a eles?
Neste caso, para se certificar o quanto sua empresa pagou de plano de saúde empresarial, basta solicitar na central telefônica do plano o documento chamado de declaração anual de pagamentos.
Nele terá acesso a todos os pagamentos que a empresa fez ao convênio em questão e poderá confirmar com sua contabilidade se está tudo correto.
De toda forma, não deixe de conversar com seu contador/contabilidade para que encontrem oque faz mais sentido para você e sua empresa.
Você gostaria de falar com um de nossos especialistas para entender seu caso e te ajudar da melhor forma possível? Clique no botão abaixo e estamos online no WhatsApp para te ajudar.
Por Andrew Azevedo
Co-founder – Diretor Operacional
Atua no mercado de planos de saúde e odonto a mais de 5 anos. Vendedor especialista se destacou em algumas empresas do segmento pela excelência na prestação de serviços aos clientes. Formado em Marketing e especializado em gestão de vendas de alta performance, hoje atua na direção operacional da startup Vivre, que visa conectar vidas ao melhor serviço de medicina particular do mercado, trazendo tecnologia e pessoas lado a lado para encantar o cliente.