Você que tem plano de saúde, já tomou um susto com boleto da sua mensalidade depois que veio o reajuste?
Pois bem, isso vem acontecendo com grande frequência em nosso país.
Neste material você encontrará os reajustes de todas as modalidades de planos de saúde das principais operadoras do mercado.
Assim você consegue analisar seu histórico de aplicações e consequentemente escolher uma opção que tenha reajustes mais controlados de acordo com sua gestão.
– Reajuste Anual: Aplicado quando o contrato do plano de saúde faz aniversário (completando 12 meses de atividade), em contratos pessoa física e jurídica (através do CNPJ).
Já em contratações de planos coletivos por adesão (através de administradoras) o mês do reajuste já é predeterminado e aplicado independentemente de qual mês tenha contratado.
Este reajuste é o que vem todo ano, e sempre assusta os consumidores. E iremos te mostrar todo histórico de aplicação deles neste material.
– Reajuste por sinistralidade: Este tipo de reajuste tem aplicação em contratos empresariais quando dentro da apólice do plano temos mais de 29 vidas.
Este tipo de reajuste é calculado individualmente com base na utilização do cliente e aplicada na data de aniversário da apólice.
Como é feito o cálculo do reajuste e quem aplica em cada modalidade?
– Individual: Definido e aplicado pela própria ANS e muitas vezes o menor do mercado.
– Via CNPJ de qualquer tipo até 29 vidas: Definido e aplicado pela própria operadora/seguradora utilizando os índices;
VCMH + Inflação do período acumulada + sinistralidade da carteira.
A porcentagem do reajuste é aplicada por igual a todos os contratos desta modalidade.
– Via CNPJ de qualquer tipo a partir de 30 vidas: Definido e aplicado pela própria operadora/seguradora utilizado os mesmos índices;
VCMH + inflação do período acumulada para base de cálculos, porém, a sinistralidade é calculada individualmente e a porcentagem do reajuste é única para cada cliente.
– Adesão/Entidades de Classe: Definido e aplicado pela administradora utilizando os índices;
VCMH + Inflação do período acumulada + sinistralidade da carteira.
A porcentagem do reajuste é aplicada por igual a todos os contratos desta modalidade.
*VCMH = variação de custos médicos hospitalares
* Sinistralidade = utilização do plano
* ANS = Agência Nacional de Saúde Suplementar
Neste vídeo falamos melhor qual é a modalidade que melhor te atende:
Agora que você já viu quais os reajustes têm um plano de saúde, como é aplicado e como são feitos os cálculos de aplicação de cada modalidade, agora vamos as porcentagens dos reajustes nas principais operadoras e seguradoras do mercado:
Por Andrew Azevedo
Co-founder – Diretor Operacional
Atua no mercado de planos de saúde e odonto a mais de 5 anos. Vendedor especialista se destacou em algumas empresas do segmento pela excelência na prestação de serviços aos clientes. Formado em Marketing e especializado em gestão de vendas de alta performance, hoje atua na direção operacional da startup Vivre, que visa conectar vidas ao melhor serviço de medicina particular do mercado, trazendo tecnologia e pessoas lado a lado para encantar o cliente.